Akita Inu – Conselho de um especialista

Com o avanço do filme Sempre ao seu lado onde o personagem principal é um Akita Inu, a procura por cachorros dessa raça no Brasil se intensificou bastante.
Vários especialistas da raça soam o alarme e denunciam os efeitos da moda e convidam a não escolher este cão apenas por sua popularidade .
Fomos atrás de um dos maiores especialistas do cachorro Akita Inu do Brasil, Ricardo Rocha.

Me fale algumas diferenças de relacionamento na raça Akita Inu.

akita com a cabeça de lado

A maior diferença da raça é o seu domínio sobre outros cães do mesmo sexo: é impossível a convivência entre dois machos (cachorro Akita ou outro). As fêmeas são mais doces, mas as fêmeas alfa (alfa são os cães que dentro de uma matilha tem um instinto de liderança), como lobos, dominam o bando. Não é interessante andar com o seu cão Akita sem coleira, pois você pode ter algum problema.
Quando se depara com um estranho, o Akita o vê como suspeito. Em primeiro lugar, é melhor ignorá-lo, ele virá naturalmente para você quando ele tiver confiança.
Com as crianças, ele é amigável, mas não um brincalhão como um Poodle que traz de volta a bola por horas.
A primeira peculiaridade é que, para ele, seu mestre é um ídolo ou melhor ” seu Shogun ” que ele amará e não deixará para nada nesse mundo. Alguns inclusive literalmente espirram de alegria quando o mestre chega.
O cachorro Akita é apelidado de ” o Cat Dog” no Japão, porque ele passa horas cochilando e um pouco de seu caráter e este lado independente: é um cão cheio de paradoxos.

O cachorro Akita Inu é fácil de educar?

3 filhotes de akita

O Akita não é difícil de educar, mas você tem que ter boa noção disso. Não confunda educação e adestramento: para o filme Sempre ao seu Lado, Hachiko, deve ter levado centenas de horas somente para começar a trabalhar nas filmagens.
O Akita entende muito rapidamente, então se você ensinar a ele um exercício, certifique-se de que ele seja bem mostrado: não dê ordens como ” Sentado ” ou “Pés “, não importa como. Ele vai entender em primeira mão o que você está pedindo para ele fazer, então se o exercício estiver mal feito, será muito difícil corrigir esses primeiros erros.
Quando o Akita Inu não quer, ele não quer e não adianta forçar. Se você se esforçar para ficar parado, desperdiçará seu tempo. É importante para ele e para você sempre terminar em um exercício bem-sucedido. Nunca fique em um exercício ou fracasso mal feito.

A educação é feita em sessões muito curtas (10/15 minutos) alternando intervalos (2/5 minutos). É importante que eduque um cachorro Akita quando jovem, e ao contrário do que dizem alguns: crie uma situação onde pode ensinar algo, leve-o junto contigo para sair, ir ao parque, praças no seu dia a dia, isso vai ajudá-lo a relaxar e realmente aprender com maior facilidade.

Em Sempre ao seu Lado, vemos que o cão se recusa a pegar a bola de volta. Essa corrida é tão teimosa na realidade?
O fato de que Hachiko, no filme, se recusa a pegar a bola, me faz rir! Esta é a pura verdade, é assim que o Akita Inu é. Por exemplo, o Akita Inu ama o passeio: ele só não irá ficar feliz quando você mostrar a coleira se ele estiver realmente em estado de alerta e prestando atenção em outra coisa muito importante.

Para que tipo de pessoas você recomendaria esta raça?

Eu não recomendo esta raça para pessoas que pensam que para comprar um cachorro, você tem que ir a um pet shop. Eu também prefiro não oferecer Akita Inu masculino para mulheres solteiras ou idosas. Aconselhei uma Akita Inu do sexo feminino a uma família onde o pai, militar, estava frequentemente ausente.

No entanto, o Akita Inu suporta muito bem o apartamento porque é um cão calmo e adora dormir. É necessário cercar seu jardim, para evitar entradas de outros cães.
Você quer ser o mestre ideal para um Akita? Aprenda a ter domínio sobre ele, lembre-se sempre que você é o mestre, não deixe que ele te dê ordens.

Akita Inu: o conselho de um especialista

Akita Inu e Shiba Inu são freqüentemente confundidos. Quais são as principais diferenças entre as duas raças?
Você vai encontrar mais Shiba Inu no Japão do que Akita Inu. O Shiba Inu é menor (Shiba quer dizer “pequeno” em japonês): 32,5 cm para machos e 30,5 cm, para fêmeas contra 67 e 61 cm para Akita.
O Shiba Inu é muito animado e é também um monumento nacional desde 1937. Também muito orgulhoso, é animado e sempre em movimento, ao contrário do Akita Inu.

Como especialista na raça, a história de Hachiko te surpreendeu?

Hachiko - cachorro Akita inu

Hachiko não é uma lenda, mas uma história verdadeira, e não me surpreende de forma alguma. Não há nenhum cachorro mais fiel que o Akita Inu, é um pote de cola.
Amante do mestre, ele pode passar o dia lambendo a mão ao pé da cama se estiver doente.
A pele de Hachiko é preservada no Museu Ueno, em Tóquio, dedicada inteiramente ao Akita Inu. Há estátuas de Akita em todo o país. Akita-Ken faz parte da herança japonesa, sua cultura, a família. Sempre foi um símbolo: antigamente de orgulho e nobreza, hoje de nobreza de espírito. Existem muitas lendas sobre o Akita Inu, especialmente o tempo do Samurai. Podemos gostar ou não do Hachiko, mas contra fatos não existe argumentos, então não há como deixar de acreditar na sua história.

Que conselho você daria para (futuros) donos de Akita Inu?

O Akita Inu são dominantes:
1) Entre eles
– Cuidado com as lutas de cães;
– Se você quer um Akita e já tem um macho (qualquer raça), pegue uma fêmea e vice-versa;
– não caminhe sem coleira ou sem ter certeza de que você estão sozinhos;

2) Com o humano
– O mestre em casa, é você;
– Alguns quartos devem ser proibidos, como o quarto do casal;
– Pratique educação suave, zen, lembre-se da cultura oriental, paciência e persistência é o lema principal.

Scroll to top