Cachorros não gostam das pessoas que não gostam de seus donos – Descubra tudo a respeito

Cães não gostam de quem não gosta de seus donos ! Será verdade isso? Todas as pessoas já ouviram aquela famosa frase: “O cão é o melhor amigo do ser humano”. Contudo, e se dissermos que, além de melhores amigos, eles, também, são capazes de ser “inimigos” dos que não gostam de nós? Uma pesquisa constatou que os cães não gostam de quem não gosta de seus donos. Entenda o porquê disso.

Investigadores da Universidade de Kyoto, no Japão, verificaram que cães não gostam de quem não gosta de seus donos e, além disto, recusam alimentos dados por indivíduos que menosprezam seus donos. O estudo, que foi publicado na revista científica “Animal Behaviour”, no ano de 2015, demonstra a capacidade altamente aprimorada dos bichos em colaborar socialmente – até com outras espécies -, qualidade incomum entre os animais.

Portanto, se você notar que seu cão se arrepia somente de passar próximo de alguém, é recomendado ficar de olho. Esses animaizinhos, além de parceiros, são capazes de nos livrar de várias situações complicadas e de pessoas que não buscam o nosso bem. Agora que você sabe do que vamos falar nesse artigo, siga lendo e saiba mais a respeito.

Como o estudo foi executado?

Coordenados por Kazuo Fujita, professor de Psicologia, os pesquisadores testaram 54 cães, divididos em 3 conjuntos. O primeiro grupo recebeu alimento de um indivíduo que, na frente dos cães, se recusou a auxiliar seu proprietário a abrir a lata de ração.

Contudo, simultaneamente, os espécimes poderiam escolher a refeição dada por um indivíduo “imparcial”, estranho ao cachorro e que não mostrou qualquer emoção na situação.

Num segundo conjunto, os espécimes possuíam as seguintes opções: escolher a comida dada por alguém que ajudou o seu proprietário a abrir a lata de comida ou pegar a comida dada por uma pessoa neutra.

O último grupo também poderia selecionar entre 2 pessoas, contudo nenhuma dessas pessoas teve contato anterior com os proprietários dos bichos de estimação.

Em cada grupo, os especialistas repetiram os exames 4 vezes. No primeiro conjunto, um único animal selecionou a comida da pessoa que menosprezou seu dono. Já nos outros grupos, os cães não demonstraram predileção ou reprovação pelas pessoas que eram servidos.

Como afirma Fujita: “Pela primeira vez, analisamos como os cachorros fazem avaliações sociais e emocionais dos indivíduos, sem ficar dependendo de seu interesse direto”. Os estudiosos sugerem que os cães são capazes de julgar um ser humano com base em seu comportamento. Isto revela um traço fundamental que ajuda na colaboração em sociedade.

Enfim, por qual razão os cães não gostam de quem não gosta de seus donos?

cachorro-bravo Ao longo de um encontro, a linguagem de corpo do proprietário vai mudar, bem como seu estado de ânimo. Isso é um ponto que os cachorros serão capazes de analisar e diagnosticar, assim eles sentem alguma coisa no que diz respeito à pessoa.

Da mesma forma, o mesmo estudo determinou que os cães também não gostam das pessoas que possuem atitudes más ou são ríspidas com seus animais de estimação. Em função disso, em qualquer caso, se negarão a oferecer alguma atenção, mesmo que estas pessoas deem atenção, comida e carícias.

Conforme essas reações pode-se afirmar: os cães não gostam de quem não gosta de seus donos . E, ainda mais, não gostam também daqueles que não mostram qualquer tipo de simpatia com as pessoas próximas. Realmente, esse tipo de atitude só é constatada nos grupos humanos e de primatas. Isso se torna uma descoberta bastante importante na linha da capacidade intelectual e psicologia dos espécimes.

Conclusão

Resultado de imagem para cachorro felizOs cães amam as pessoas, isso todos já sabem! Ainda que algumas pessoas fiquem pensando que é por causa da comida e dos carinhos que adquirem, há algo mais. Os cães entendem quando alguma pessoa gosta (ou não) deles. Consequentemente, fique satisfeito no momento em que o cachorro fica contente ao te ver, isso é sinal que você tem excelentes sentimentos.

Aquele que vai até sua residência e não tem nenhum tipo de sentimento por você, é melhor ficar esperto. Os cães sentem quando alguém não gosta de seus donos e irão fazer o que puder para alertar seus tutores. Agradeça a seus cachorros por eles estarem próximos e sempre alertas a tudo e a todas as pessoas.

Scroll to top