Conheça tudo a respeito do Schnauzer

Da família dos Terriers, o Schnauzer (acredite se quiser) foi originalmente criado como caçador de roedores na Alemanha dos anos 1300.
Alertas e espertos, foram utilizados como carregadores de mantimentos da Cruz Vermelha no decorrer da 1ª Guerra Mundial.
Aquele cheirinho de “cachorro molhado” (extremamente desagradável) vem do frequente contato da língua com a barbinha dele.

O Maravilhoso Cão Schnauzer na História

guia-schnauzer Oriundo da Alemanha, o Schnauzer Standard foi a matriz para as duas outras variedades da raça (Miniatura e Gigante). De acordo com uma tese exposta no The Complete Dog Book, a raça, na verdade, poderia ter como origem os Pinschers e seriam, inicialmente, conhecidos como Pinschers de Pelo Endurecido.
Existe também uma grande controvérsia que envolve o próprio termo Schnauzer, que algumas correntes defendem que seja uma palavra inglesa e não de origem alemã. De qualquer forma, o termo foi reconhecido legalmente em 1907, com a criação do Bavarian Schnauzer-Klub, em Munique. O primeiro parâmetro da raça, desenvolvido pelos alemães, levava em conta a atuação dos chamados “Pinschers”, que eram achados em toda a Alemanha e executando uma grande diversidade de funções.
Apesar de ser a “matriz” das demais raças, o Schnauzer Standard perdeu terreno para os cães pequenos após a Segunda Guerra Mundial, na ocasião em que estes passaram a superar seus ancestrais em número de registros.

Aspectos Físicos do Cachorro Schnauzer

O Schnauzer é um cão de porte médio, constituição quadrada e os machos parecem ligeiramente mais curtos que as cadelas. Seu caráter bonachão demonstra-se no desejo de brincar e na disposição aprazível que possui com as criancinhas. É um cachorro bastante afetivo com todos os membros da família, todavia desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade. Na ausência do proprietário é incorruptível.
Os órgãos sensoriais da espécie Schnauzer são grandemente desenvolvidos. É seguro, possui bastante boa vontade ao adestramento, é consideravelmente confiável e afetuoso. Possui grande resistência a enfermidades e infortúnios. Os olhos são escuros e ovais. A cauda elevada, levada segundo o comportamento da espécie. Sua pelagem é rígida, o pelo é forte e denso.
A principal característica dos pelos dos cachorros dessa raça é o pelo em forma de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam relativamente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo dos cachorros da raça Schnauzer é mais baixo se comparado a outra parte do corpo e é endurecido por toda a cabeça.

Psicológico do Schnauzer

Os Schnauzers possuem temperamento sentinela e são leais ao seu proprietário. À medida que o Miniatura é bem querido como cachorro de companhia, o Stantard – devido ao seu tamanho – é capaz de exercer, realmente, as funções de cachorro de guarda.
Intensamente esforçado aos donos, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e muita energia, que tem necessidade de um proprietário experiente. Independente de não exigir tanto o contato físico de seu dono, pode-se dizer que é um cão que estará incontestavelmente por perto.
Vivaz, firme e muito desaforado, o Schnauzer não é um cão que late excessivamente. Na publicação “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, o Schnauzer Standard ocupa a 18ª colocação na tabela geral de inteligência para o trabalho e é eficaz para efetuar uma ampla diversidade de competências, como as de cachorros farejadores, pastores e inclusive a função de busca e resgate de vítimas.
Mais ocioso e latidor do que o modelo Miniatura, o Schnauzer Standard é ainda por cima um cachorro atlético e muito firme, sendo capaz de acompanhar seu proprietário em qualquer atividade. Graças ao seu instinto instinto de proteção, deve ser socializado desde bem cedo a fim de que não se torne um cão violento.
Com crianças, até por seu porte maior, poderá ser mais tolerante. Devido a sua resistência, rapidez e potencial de assimilação, numerosos Schnauzers se destacam na prática do agility, esporte que é capaz de contribuir para estabelecer um melhor controle pelo proprietário.
Os Schnauzer Standard somente apresentam duas variedades de colorações: o habitual sal e pimenta, a cor mais comum, e o preto, que é menos habitual.

Vantagens de Ter um Cão Schnauzer

Além de sagaz, o Schnauzer inclusive normalmente é um cachorro atlético. Não chega a ser um animal que, necessariamente, vai precisar de uma grande quantidade de atividade física durante o dia para conseguir manter-se saudável, contudo ele adora uma boa caminhada e de uma corrida algumas vezes.
Como é um cão que costuma ser muito alerta, ele é atento e sabe usar isso a seu favor em relação a cuidar do seu espaço e do espaço da sua família. Por causa disso é um cão muito interessante para se possuir em residências, por exemplo, visto que ele sempre irá alertar quando algo estiver acontecendo de errado.

Enfermidades normais do Schnauzer

Os problemas mais habituais à espécie são a Atrofia Contínua da Retina, que tem grande chance de causar cegueira; inflamações urinárias e renais – os sinais mais comuns são uma elevada frequência de urina e o surgimento de sangue quando está urinando. Existem vários casos de cachorros que desenvolvem pedras nos rins. Pancreatite – supostamente ligado ao fato dos Schnauzers Miniatura terem alto taxa de gordura no sangue. Os sintomas mais populares são o vômito e a diarreia. Alguns apresentam inclusive fortes dores no abdome, ocasionando letargia e depressão.
Há casos registrados de Síndrome de Cushing – as cadelas são mais propensas do que os machos e os indícios são crescimento da ingestão de água, urina e ganho de peso. Hipotireoidismo – geneticamente adquirida, atinge o metabolismo causando depressão, aumento de peso e queda de pelo.
Os Schnauzers são capazes de apresentar, inclusive, alguns problemas de pele, provavelmente associados à alergia ou à ausência de nutrientes da ração.

Como Cuidar de um Schnauzer

Com o corpo cheio de pelos, os proprietários têm que ter um pouco de atenção. Não vai ser preciso fazer com que o animal passe pelo processo de escovação muito frequentemente, contudo é muito recomendado que ele seja penteado de vez em quando no decorrer do mês a fim de que não ocorra nenhum tipo de embolado. Além do mais, no caso dos que têm pelagem mais clara, é necessário obter certos produtos próprios com o intuito de manter a pelagem sem as manchas que aparecem ao longo da vida.
Como a pelagem é bem característica, precisa de ser lavada uma vez por mês com um xampú próprio para cachorros, pois costumam sofrer de alergias na pele. Inclusive é importante escová-los uma vez por semana para que pareçam muito melhor.
Bem como outra raça, a alimentação deverá ser oferecida conforme a etapa em que o Schnauzer se encontre, controlando a todo o momento a ingestão de alimentos com o exercício físico com o intuito de manter o cachorro com boa saúde.
Não importa se tem a raça pequena ou a grande, o Schnauzer é ativo por natureza, e tem necessidade de uma porção de exercitação diária, andar, brincar ou relacionar-se com outros cachorros num parque de cachorros, por exemplo.
Lembre-se de levar o cão para o veterinário duas vezes anualmente a fim de fazer uma revisão da sua condição geral de saúde.

Os Filhotes do Schnauzer

filhotes-schnauzer O filhotinho nasce com a pelagem escurecida, contudo pode-se verificar a futura cor depois do exame do subpelo. Caso seja claro, é um sal e pimenta e clareará até alcançar a pigmentação definitiva em torno dos oito meses, se for preto, um preto e prata se tiver as marcações típicas. O filhote deve possuir o corpo quadrado, os olhos escuros e o focinho precisa ser preto. O corte do rabo precisa ser feito na primeira semana de idade. O novo padrão determinado pelo Clube Alemão da raça, não autoriza o corte de rabos e orelhas.
Em razão de serem cães demasiadamente ativos e inteligentes, é bastante essencial que o dono se imponha o mais cedo que puder e reajuste instantaneamente os comportamentos inapropriados, como latir excessivamente e morder. Aulas de disciplina são capazes de ser muito proveitosas, especialmente considerando sua capacidade de aprender rapidamente.
Se tratando de manutenção, os Schnauzer Standards necessitam, como o Gigante e o Miniatura – de tosas regulares para que mantenham limpa e saudável o seu pelo e escovação toda semana. Não costuma cair o pelo e nem tem cheiro forte.

Conheça tudo a respeito do Schnauzer
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

Scroll to top