A natureza do Akita Inu

Você conhece a natureza do Akita Inu? Tal como o sumô e as gueixas, a raça Akita é vista como uma parcela relevante do patrimônio nacional japonês. Esta espécie inclusive é bastante popular no país por ser considerada como um autêntico amuleto da sorte. O termo Akita vem de uma região localizada na ilha de Honshu, e “inu” que significa cão em japonês, compondo o termo completo do cão Akita. Além das primeiras espécies da raça Akita Inu terem aparecido só a partir do século XV, na verdade, alguns estudiosos garantem que o aparecimento da espécie se deu por volta de quatro mil anos atrás. Nativamente, esse cachorro era tido como de porte grande, sendo utilizado pelos militares do Japão como cão de defesa e ataque durante muitos anos.

Raça Akita Inu Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, um indivíduo reproduziu uma cadela da raça Akita com um macho de Pastor Alemão, e as crias foram vendidos para militantes americanos. Depois desse fato, deu-se início à espécie “Akita inu Americano”, a qual se ficou famosa rapidamente, portanto sendo comercializada em diversos locais do planeta. Ambas as raças, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda coexistem entre si.

a natureza do akita inu

Características Físicas do Akita Inu

A raça Akita Inu conta com uma fisionomia que lembra a dos lobos. Os cães machos da espécie Akita medem em média 65 a 70 cm em estatura da cernelha e as cadelas entre 57 até 63 cm. Tal como o porte, a pesagem da espécie também difere conforme o gênero da raça, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Sua pelagem aparece de forma dupla, sendo que a pelagem de cima é retilínea e dura e o subpelo denso e macio.A cabeça do cachorro Akita Inu é enorme e achatado, a testa larga e o chanfro é bem definida. O focinho do cão Akita Inu vai se afunilando gradualmente e o seu comprimento é bem moderado. Os olhos amendoados, específicos dos spitz, são um pouco pequenos, inseridos de forma oblíqua e distanciados entre si. Suas orelhas se dispõem de maneira eretas e grossas, triangulares e com pontas arredondadas, parecem ligeiramente inclinadas pra frente e portadas de maneira ereta.O seu peitoral é amplo e bem profundo, tendo um pescoço bastante vigoroso, também sem papada. Além disso, o seu dorso é musculoso e resistente, e suas costelas são relativamente curvadas. As partes traseiras são bem ampliadas. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, além de ser bem forte, grande e grossa. Além disso, sua pata é muito forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cão de pelo duro e subpelo oleoso, impecável pra caça na água, já que seu pelo é praticamente impermeável, o que o mantém muito bem aquecido, mesmo em temperaturas muito geladas. O seu subpelo é condensado, bem oleoso e bastante sedoso, já a sua pelagem superior é firme, retilínea e bem alisada. O pelo da cauda é um tanto mais longo que o restante de seu corpo, e sua garupa e cernelha são cobertas por uma pelagem ligeiramente mais extensa.
O cão Akita se mostra nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Todas as colorações devem ter ainda o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, abaixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
Os Akitas mudam seu subpelo duas vezes anuais. Esta mudança de pelo é muito abundante e consegue levar mais de um mês. Os Akitas Inus se lambem bastante, como bichanos e em razão disso se conservam limpos por muito tempo. Dessa maneira, o ideal é que tomem banho com a menor constância possível, para evitar a diminuição da oleosidade natural da pele. As escovações devem ser feitas frequentemente.

Personalidade do Akita Inu

O Akita Inu é um cão leal, manso, de temperamento fundamentalmente dócil e gentil. Esta raça é audaciosa, corajosa e muito leal. Eles farão o possível para defender sua família e sua residência.
Salvo do temperamento dócil e tranquilo, o cão Akita é apropriado para donos com mais pulso firme, pois essa raça carece ganhar confiança de seu dono, para que esse possa disciplinar este cachorro com muita tranquilidade e disciplina, mas, especialmente, são obedientes e inteligentes.O cachorro Akita Inu não costuma ser austero com indivíduos que ele não relaciona, no entanto tende a se revelar indiferente às pessoas estranhas à sua rotina. Certos cachorros da raça Akita podem não se socializar com os demais cachorros, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e habitualmente dominadora. Somente os cães socializados prematuramente possuem a inclinação para conviver com os demais animais. Nessas condições , é oportuno que o dono possa investir no aprendizado do filhote desde cedo, a fim de evitar que o cão se torne excessivamente dominante e hostil com os os demais cães e demais animais domésticos.

Brincalhão e Animado

Akitas se dão muito bem com a meninada, especialmente os que já estão acostumados a conviver com elas o dia inteiro. Eles podem ser um pouco retraídos com alguém novo (ou crianças demasiadamente barulhentas), mas logo se adéquam às novas situações. Os cachorros da espécie não latem muito, entretanto são bastante vocais e eventualmente “falam”.Os cachorros Akita são muito defensores, seja de sua propriedade ou das pessoas a sua volta, o que faz deles ótimos cães protetores, além disso, eles se sobressaem por sua inteligência e sensibilidade. O Akita Inu representa um dos 60 cães mais astutos do mundo, uma vez que eles detêm uma formidável habilidade de serem treinados e instruídos, especialmente se este treinamento inicia-se desde pequeninos.

a natureza do akita inu

Problemas do Akita Inu

O cão Akita vive em mediana até os 12 anos. Além do mais, eles são propensos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, tudo isso ocasionado por conta do seu tamanho. Certos problemas oftalmológicos inclusive costumam ser um tanto habituais nos cachorros da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a acarretar cegueira) e o entrópio, problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para dentro e firam sua córnea.A epilepsia também é uma dificuldade que pode aparecer ao longo da vida do cão desta espécie específica e, por conta dos diversos problemas que são capazes de se expressar na saúde do cão Akita Inu, é essencial que os proprietários de um exemplar da raça como animal de estimação os levem para consultas periódicas com médicos veterinários a fim de garantir o bem-estar do animal e precaver ou identificar prematuramente uma série de enfermidades.Para que os cães Akita Inu consigam coabitar de forma harmoniosa com os demais espécimes, é fundamental que eles tenham tido contato com outros cães desde filhotes.

Como cuidar do Akita Inu

Akitas são capazes de viver em residências com bastante espaço ou apartamentos, porém o exercício físico diário, como passeios, é crucial pra o bom andamento da estado de saúde do seu cão. Quem vive em prédio deve passear com seu cachorro Akita diariamente. Contudo, se você vive em grandes casas, com um espaço bem amplo, recomenda-se que deixe seu cachorrinho livre a fim de que ele possa exercitar-se geralmente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é muito importante lembrar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, ao menos, toda semana, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem chance de ocasionar problemas de pele como a dermatite.Estes cães têm um fome voraz, por isso uma refeição balanceada é primordial a fim de que possam crescer saudáveis.A saúde geral do animal está diretamente ligada à sua higiene. Para que seu cachorro Akita não se contamine e contraia nenhum tipo de problema colocar bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem higienizado todo o dia. A boa limpeza inclusive evita problemas de saúde vindouros. No caso do cachorro Akita Inu, em especial, é muito importante nunca deixar o local onde ele vive úmido logo após limpeza, no sentido de evitar que ele deite e fique úmido, pois isso pode causar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes e natureza do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser bem menos fofo do que um filhotinho de cachorro Akita. Você deve exibir a seu cachorro Akita Inu que você é quem está no controle. Pela personalidade dominadora e forte do cão Akita, este deve ser adestrado o quanto antes para que ele conheça os limites.No geral, os cão Akita Inu são uma das raças mais fáceis de se higienizar. Apesar de ser uma raça bastante auto-suficiente, decidem estra ligado dos donos do que sozinhos no fundo do quintal. Os Akitas são propensos em se entediar e estragar os seus pertences pela casa, então uma notável forma de evitar qualquer constrangimento é caminhar com eles constantemente.Ao escolher um filhote, o melhor é geralmente olhar os pais da ninhada e ver o temperamento deles já que esta é uma peculiaridade genética. Procurar um filhote de um canil leal é maneira mais correta e mais adequada de se possuir um pet com saúde e sem traumas. Observe ainda o costume dos filhotes na ninhada. O temperamento do cão Akita difere de espécie para espécie. Alguns serão mais espertos, outros serão mais obedientes, estes precisarão de bastante pulso firme para serem ensinados.

Curiosidades sobre o Akita Inu

O Akita Inu foi gerado nas regiões noro-orientais do Japão para a prática da caça grossa, ou melhor, o cachorro era utilizado para caçar cervos e ursos. O cachorro Hachiko, famoso por ter aguardado muitos anos por seu dono em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, estrelado pelo galã “Richard Gere”. Logo que o dono moreu, sem saber o que havia acontecido, o cão Hachiko retornou à estação de trem diariamente por mais de dez anos, na esperança que ele retornasse, até falecer.