Origem e Informações do Boiadeiro Bernês

Origem e Informações do Boiadeiro Bernês

informacoes do boiadeiro bernes

Para chegarmos ao cachorro Boiadeiro De Berna que conhecemos nos dias atuais, foram realizados muitos cruzamentos entre divergentes espécies durante os anos. Em seu lugar de origem, os Bernois Bouvier foram muito usados pelos agricultores como cachorros de guarda e também por criadores de rebanho, auxiliando a preservar os rebanhos seguros. No fim do século XIX, devida a boa reputação do queijo da Suiça, os lavradores tiraram o melhor ganho da performance dos cachorros da raça Boiadeiro Bernês, muito utilizados para tracionar os carros de leite.
O Cão Boiadeiro de Berna também é pertencente aos “Sennenhund”, isto é, aqueles cachorros montanheses, todavia só ele possui uma pelagem alongada e macia. A origem da raça é simplesmente teórica. Certos estudiosos acreditam que sua origem vem da fase da conquista romana em território Suiço, quando os Mastiffs cruzaram com os cachorros defensores de rebanho da região.
O acasalamento constituiu um cão robusto apto a suportar o clima dos Alpes e desempenhar-se como cachorro de tração, guardião de rebanho, e cachorro de pastoreio. Não houve diversas iniciativas durante os anos em conservar essa espécie célebre. No final do século XIX essa espécie corria o risco de sumir completamente.
Um pesquisador intitulado como Albert Heim começou a analisar os cães de procedência suíça, sendo levado então ao Boiadeiro de Berna. Todavia, somente nos Alpes baixos que se acharam estes cachorros. Após aos empenhos de Albert Heim, começou, desta forma, a propagá-los por todo o continente europeu. Os espécimes melhores foram encontrados na área de Durrbach, proporcionando a espécie o nome de Durrbachler. Após o crescimento da raça, modificou-se o nome para “Boiadeiro Bernese”. O precedente deles chegou à América no ano de 1926; o reconhecimento formal do AKC realizou-se em 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro De Berna é um cachorro tricolor, de avantajado porte e com uma disposição muito cordial. Graças a sua genealogia, ele detém uma enorme capacidade de defesa de gados e ocupações no pastoreio, sendo, além disso, inteligente, robusto e muito ágil.
Ele é bastante vigoroso, muito grande e possui ótima proporcionalidade. Seus membros são estreitos e ele tem orelhas médias, triangulares e que pendem ao longo dos lados do crânio. Seu rabo é muito denso e pende por cima do torso. O pelo é fino, liso, alongado e preto com vermelho e manchas amarronzadas nas bochechas, olhos, patas e torso. Também tem marcas esbranquiçadas em sua cabeça, em torno do pescoço, torso, patas e ponta da cauda.

Ele também é bem companheiro. Caso o seu dono esteja na residência, ele irá fazer o possível para se reunir próximo dele, apresentando todo o seu coleguismo. Não há maior prazer para o Boiadeiro do que estar próximo daquele que ama. Se você não tem espaço ou tempo livre com o intuito de dar atenção, consequentemente não obtenha este cão. Eles foram criados para constantemente com seus proprietários.

Pelagem do Boiadeiro Bernês

informacoes do boiadeiro bernes
Seu pelo é formoso: um pelo duplo, grosso, com a parte de fora comprida e uma camada inferior muito peluda. Tipicamente tricolor, a maior parte do corpo do cachorro desta raça é revestida por pelos bastante pretos, com ferrugem e branco luzente. Constantemente, há uma marca branca no peito que se aparenta com uma cruz invertida, uma mancha clara no meio dos olhos e na borda do rabo.
Com uma cor escura bastante intensa, que prevalece pela totalidade de sua estrutura física, tem algumas linhas marrons na sua face, acima de seu olho, em suas patas e no dorso. Os membros ainda são capazes de ter pelo branco contanto que não extrapole o início das pernas.
O pelo dessa espécie é fino e extenso e a fim de que seja constantemente saudável, deve ser escovado com periodicidade. Na primavera e outono acontece uma perda considerável de pelos no Cão Boiadeiro de Berna. O Boiadeiro Bernês detém uma pelagem que cai bastante, por isso a necessidade de constantemente escovar regularmente a pelagem dele, para que você possa moderar o excesso de pelos soltos por toda sua residência. Pra conservar uma boa higiene, ofereça um banho nele a cada trimestre.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese é um cão meigo, sagaz e vigilante. Ele inclusive é gentil, calmo e tolerante. Ele gosta de estar com a pessoas da casa e fica feliz quando é adicionado nas práticas familiares. Seu porte é uma de suas particularidades mais notáveis e é claro que o adestramento inicial é fundamental pra ensinar ao Cão Boiadeiro Bernês a como se comportar corretamente no lar e com os humanos. Lento para amadurecer, ele chega a seu tamanho adulto muito antes de chegar a maturidade intelectual.
O Cão Boiadeiro de Berna protege sua família, no entanto ele normalmente não seja agressivo. Ele pode se proceder de maneira afastada com pessoas desconhecidas e, geralmente, é um pouco tímido, por isso, a exposição do Boiadeiro Bernese a uma grande variedade de pessoas, animais e situações divergentes ao longo da vida é relevante.
Como todos os cães, o Boiadeiro Bernês tem necessidade de socialização antecipada, por esse motivo, esta exposição a várias pessoas, olhares, sons e experiências diferentes ainda quando juvenil colabora a garantir que seu cachorrinho amadureça e se torne um cachorro balanceado.
O temperamento do Boiadeiro Bernese é atingido por uma série de motivos, abrangendo hereditariedade, adestramento e socialização. Logo depois de habituados, eles irão querer criar amizades com outras pessoas, fora de serem naturalmente travessos e terem grande curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Fora a amizade, ele pode ser um ótimo sentinela, fora de alertá-lo na ocasião em que sentir o menor sinal de ameaça. Este cachorro é tido como absolutamente confiável como um animal de estimação e de companhia da sua família.

Os instintos pra pastagem e vigilância deste cachorro influenciam todas as coisas que ele faz. As crianças amam divertir-se com o Cão Boiadeiro Bernês, tanto por causa de seu tamanho quanto por sua disposição lúdica.

Ele é um cão inquieto, pois está sempre procurando algo pra fazer, como por exemplo, um desafio. O Boiadeiro irá desejar a todo o momento satisfazê-lo, consequentemente ele irá fazer de tudo com o intuito de se acertar em muitas funções que você conceder pra ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Deixe-o só e você vai possuir um cachorro triste, ansioso e insatisfeito. Acontece o mesmo na ocasião em que não é proposta uma função específica para que desempenhe. Só um jadinzinho não é o bastante. Mais uma coisa: caminhe com ele, ao menos, uma hora por dia, para deixá-lo bem mental e fisicamente.

Independente de sua beleza e ao excelente comportamento – ou talvez em razão dessas qualidades – atualmente, os Cachorros Boiadeiros Berneses estão lutando para sobreviver. A espécie possui um pequeno conjunto de genes o qual acarretou em muitos problemas de saúde associados à endogamia (consanguinidade). À medida que mais pessoas descobrem a cerca da raça, muitos cachorros com com complicações na saúde estão sendo criados com limitado ou nenhum padrão. Isto tem originado um efeito danoso a respeito do Pet Boiadeiro Bernese como um todo. Aqueles que querem ter um cachorro desta espécie precisam ter bastante cautela ao comprar um filhote e devem procurar um criador com bastante referência no mercado.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você habita em condomínio ou em um apartamento, nem cogite em adquirir um Cachorro Boiadeiro De Berna. Pra o seu cão aproveitar melhor o ambiente, um lar enorme com um largo espaço é o ideal. Ele também possui energia de sobra. Diariamente ele deve gastar bastante energia para poder se preservar estabilizado e com muita felicidade.
Limpe os dentes do seu Boiadeiro Bernese de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e os germes da boca dele. A escovação diária é ainda mais acertada se você desejar evitar a doença das gengivas e o mau hálito.
Apare as unhas mensalmente se o seu cão não as desgastar naturalmente. Se você pode ouvir as unhas baterem no chão é pelo motivo de estarem bastante longas. As unhas do cachorro têm vasos sanguíneos e se você cortar no lugar errado, tem grande chance de causar sangramento.
Se existir mau cheiro ou vermelhidão na região das orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um médico-veterinário imediatamente. Limpe as orelhas com algodão umedecido com produto sugerido pelo veterinário com o propósito de prevenir contaminações. Porém, recorde-se: só higienize a parte externa, nunca ponha nada no interior do canal de audição.
Constantemente examine a pele do seu pet, analisando qualquer forma de anomalia, como: inflamação, vermelhaço ou sensibilidade, não pense duas vezes em liga para um veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês

informacoes do boiadeiro bernes
O filhote do Cão Boiadeiro Bernês requer supervisão e interação constante com os donos para que consiga efetivamente coabitar na habitação familiar. Por conta disso, o proprietário deve indicar desde cedo limites claros ao Boiadeiro. A espécie é vista como tardia em termos de amadurecimento emotivo e por esse motivo o processo de educação pode e deve ser executado durante um período mais longo.
Desde filhote, tenha o costume de levar o seu Boiadeiro a um médico-veterinário. Manuseie os membros do animal com frequência e olhe no interior de sua boca. Modifique essa hora em algo positivo, cheia de elogios e recompensas, e você estará preparando o Boiadeiro Bernês para exames veterinários fáceis e outros tratos no momento em que ele for crescido. Tal como as escovações vão fazer parte de seu cotidiano, o filhote deve ser habituado a rotina e higiene e conservação desde filhote.
Anterior aos dois anos de vida, jamais permita seu Boiadeiro fazer muito empenho corporal, tal como: tracionar peso demasiado, pular de lugares muito altos em superfícies enrijecidas, dado que as suas juntas ainda não estão corretamente desenvolvidas. O divertimento comum, na grama, está concedida.
Curiosidades acerca do Boiadeiro Bernês
Com seu pelo denso e belo, o Cão Boiadeiro Bernese se adequa bem em temperaturas frias. Mas, com a pelagem escura e da estatura enorme, ele é propenso a sentir muito calor. Nunca autorize que ele se exercite com intensidade em dias altamente quentes.
Se você deseja possuir um Cão Boiadeiro Bernese, saiba que ele tem necessidade de um cuidado excessivo. Como vários cachorros de raça grande estatura, o Cão Boiadeiro Bernese desenvolve-se apressadamente entre o período de quatro e sete meses, sendo suscetível a distúrbios ósseos e lesões. A alimentação deve ser muito caprichada, com ótima qualidade, abundante em nutrientes, entretanto em uma quantidade correta, para que ele se desenvolva moderadamente.