Frutas e vegetais que duram muito tempo 

Frutas e vegetais que duram muito tempo 

 Nós provavelmente não precisamos lembrá-lo de que nada dura para sempre. Em nenhum lugar isso se torna mais evidente em nossas vidas cotidianas como na nossa cozinha. Nela, você teria dificuldade de encontrar algo, além de seus enlatados, que duraria mais do que apenas um curto período de tempo. No entanto existem alguns produtos –até mesmo alguns perecíveis –  que podem durar muito mais do que você esperaria. Armazene com cuidado algumas frutas e legumes e eles podem durar semanas, meses ou até mais. 

 Maçãs 

Você pode ter percebido que as maçãs não tendem a estragar muito rapidamente. Mesmo que você as deixe na despensa, as maçãs frescas podem durar até quatro semanas. Se conservá-las na geladeira, no entanto, elas vão durar muito mais – as maçãs refrigeradas podem durar até dois meses. De qualquer forma, se a pele parecer enrugada e o interior macio, sua maçã ficou ruim. 

Repolho 

O repolho é um dos vegetais mais úteis. Ele não é apenas versátil, mas também tende a ter uma vida útil significativa. Existem algumas regras de ouro a seguir a fim de garantir que seu repolho seja armazenado corretamente: não o lave até estar pronto para ser usado. 

Siga essa regra e o repolho pode durar até dois meses. Se você conservá-lo (ou qualquer outro vegetal de raiz) em condições ideais, ele vai durar muito mais. 

 Frutas cítricas 

Suas frutas cítricas menores, como limões e limas, tendem a durar uma boa quantidade de tempo no balcão. Mas, se você colocá-las na geladeira, esse prazo poderá subir para até alguns meses. Certifique-se de mantê-las na gaveta da geladeira e não as guarde em sacos de plástico ou recipientes, pois estragarão um pouco mais rápido. 

Certifique-se, também, de usá-las assim que forem cortadas – na geladeira, elas terão estragado em alguns dias, e sem refrigeração, provavelmente, não vão durar até o final do dia. Você poderá dizer se um limão ou lima ficou ruim se eles estiverem moles ou descoloridos.  

Alho 

Com cuidado, o alho é um dos vegetais mais duradouros. Se você deixá-lo sem cortes, provavelmente, durará até meio ano antes de começar a ficar ruim. Até os dentes separados durarão um mês ou dois. Depois de cortados, você, provavelmente, terá uma semana de prazo antes de estragarem. Se você pretende manter seu alho bom, guarde-o em local escuro e seco, onde ele pode obter um pouco de ar. Mantê-lo em um saco de papel em sua cozinha pode ser bom. Se estiver picado, mantenha-o em um recipiente na geladeira. 

 Uma vez que você observar manchas marrons ou se eles estiverem ficando amarelos, seu alho está ruim. Se novos brotos estiverem aparecendo na cabeça de alho (eles são verdes e aparecerão no centro da cabeça), no entanto, você ainda pode tirar algum uso deles plantando-os e cultivando alguns. 

 Romãs 

A vida útil das romãs depende inteiramente de você ter a fruta inteira ou apenas as sementes. Essas, provavelmente, só durarão cerca de uma semana – a menos que você as congele, o que pode ser feito sem estragá-las se você as mantiver em um recipiente – enquanto a fruta inteira ficará por até três semanas na geladeira. Para manter as sementes de romã comestíveis fora do congelador, coloque-as na geladeira em um recipiente hermético, embora seja bom evitar o plástico (elas são capazes de absorver os produtos químicos que são encontrados na maioria desses recipientes). 

Se a sua romã estiver dourando, se está macia ou quebradiça ao toque, então está ruim. Com as sementes, você poderá dizer que elas ficaram ruins se começaram a ficar escuras.  

 

Cebolas 

Como muitos vegetais de raízes, as cebolas têm uma vida útil bastante longa. No balcão, elas vão durar mais de um mês, e até seis semanas nas condições corretas: em um lugar escuro e seco, com boa circulação de ar. Mais uma vez, dentro de um saco de papel, elas se manterão boas. Se você as conservar na geladeira, no entanto, elas devem ganhar mais duas semanas de vida e vão durar até oito meses no congelador. 

Uma vez que  têm duas peles removidas, as cebolas vão estragar muito mais rapidamente. Então mantenha-as descascadas, em um recipiente na geladeira. Nesse caso, elas, provavelmente, irão durar uma semana ou mais. As cebolas ruins tendem a ficar escuras se tiverem ficado fora do refrigerador por um tempo longo. Uma vez que eles ficam moles, estão ruins. 

Laranjas 

As laranjas tendem a durar a mesma quantidade de tempo que os seus parentes menores, como limões ou limas. As laranjas frescas se manterão durante duas ou três semanas na cozinha. Conserve-as na geladeira, de preferência na gaveta de frutas, e elas ficarão boas por até dois meses. 

Se você a cortou, a laranja só vai durar um dia ou menos sem estragar, ou no máximo alguns dias na geladeira. Mantenha-se atento para manchas como mofo branco e descoloração em suas laranjas, pois é assim que você saberá que precisam ser descartadas. Como qualquer outra fruta ou vegetal, simplesmente não tente comer nada que não tenha coragem de dar a outra pessoa. 

Batatas 

Como os outros vegetais de raiz, as batatas têm uma expectativa de vida boa, embora o quão longe elas vão durar depende um pouco do tipo de batata que você comprou. Geralmente, no entanto, você pode esperar que as batatas durem entre duas e cinco semanas na despensa, e até quatro meses na geladeira. Se você está armazenando-as na despensa, certifique-se de mantê-las longe de temperaturas quentes.  

Você também pode congelar certos tipos de batata, incluindo batatas fritas, batatas cozidas ou assadas e purê de batatas. Nesse caso, elas, provavelmente, vão durar até oito meses. Depois disso, descarte.  

Cenouras 

O tempo de vida de uma cenoura depende em grande parte do estado em que ela se encontra. As cenouras inteiras e frescas tendem a durar cerca de quatro ou cinco semanas, enquanto as versões de cenouras pequenas não durarão mais do que quatro. Uma vez que uma cenoura é cozida, no entanto, é improvável que dure além do final da semana. É possível congelar cenouras também, mas devem estar raladas. 

Tal como acontece com a maioria dos vegetais, certifique-se de armazená-las na geladeira, sem descascar, em uma sacola de plástico ou na gaveta de vegetais. Uma vez que elas ficarem amolecidas, elas estão estragadas. 

 Abobrinha 

A abobrinha, sendo outro vegetal de raiz, naturalmente tende a ter uma vida de prateleira bastante longa. Se está fresca e inteira, a abobrinha durará, em qualquer lugar, de um até três meses, independentemente de você refrigerá-las ou não, embora isso possa fazer com que ela mude ligeiramente em sabor e textura. Então é melhor mantê-la no balcão. 

Se estiver no ponto, não espere que ela fique armazenada por mais de alguns dias. No congelador, a abobrinha vai durar por até oito meses. Fora dele, tente armazená-la em um local escuro e observe se ela estiver começando a ficar macia ou melando, uma vez que se isso acontecer é hora de jogá-la fora. 

Deixe uma resposta