Samoieda – Conheça mais sobre

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Samoieda - Conheça mais sobre

Conheça aqui mais sobre Samoieda: As sociedades errantes usaram essa espécie faz mais ou menos 5.000 anos, na Sibéria, embora exista outras interpretações acerca da origem da raça Samoiedo. De acordo com os documentos, esta raça apenas podia ser identificada em meio a estas tribos, originando, dessa maneira, a sua denominação. Estas civilizações usavam estes cães para tracionar trenós, capturar e para o trabalho no campo.
Os primeiros cachorros da espécie Samoiedo chegaram na Inglaterra entre os anos de 1870 e 1909, todavia nem todos cachorros eram de pura raça. Afirma-se que essa raça se consolidou no território inglês, devido a Soberana Alexandra, que amou o Samoiedo e fez de tudo a fim de que ele fosse conhecido na sua pátria. A realidade é que ainda há a possibilidade de ser encontrados ancestrais dos cachorros da rainha nos espécimes recentes.
Os cachorros Samoiedos aportaram na América em 1906, um exemplar foi oferecido como mimo do Grão-Duque russo Nicolau. Em função de sua belíssima aparência, sua personalidade amável e sua energia como um cão puxador de carroças, o Samoiedo vem crescendo a sua fama.

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Samoieda - Conheça mais sobre


Características Físicas do Samoiedo

Esta é uma raça que se assemelha bastante a um bichinho de pelúcia, seu porte físico é muito robusto com uma musculatura bem desenvolvida, seus pés são arredondados e achatados com um invólucro peludo bastante denso, a cabeça tem aspecto de cunha com seus olhos fundos, orelhas de tamanho médio muito afastadas umas das outras em uma posição vertical e o focinho é de tamanho médio com uma tonalidade escura.
A cauda é incrivelmente bela, tendo uma pelagem densa e um molde enrolado por cima do dorso e tomabando para qualquer dos lados. Sua expressão facial chega a ser cômica: quando olhamos para o Samoiedo, parece que ele está a todo o momento rindo!
A pelagem é bastante densa e volumosa, sendo extensa, macia e alisada. A cor mais normal é o branco sólido, entretanto podem ser encontrados nas várias tonalidades de branco palha, amarelado, esbranquecido e amarelado, branco e preto e branco e marrom.

Estilo do Samoieda

O Samoiedo é um cão muito cativante que não vai pensar duas vezes para cativar o proprietário, toda a família e incluindo os hóspedes! Se adaptado, ele irá desejar sempre, também, dormir todas as noites bem próximo de seu proprietário. As pessoas mais velhas admiram essa raça, porque ela possui uma facilidade em agradá-los e deixá-los mais alegres e, principalmente, sendo uma companhia até o fim da sua vida.
Ainda que dócil, é fundamental que o Samoiedo faça atividades físicas frequentes já que é um cachorro adaptado com o serviço intenso. Não é recomendado conservá-lo preso em coleiras ou no interior de casa ou apartamentos. Toda vez que se sentem solitários ou aborrecidos, eles propendem a desenvolver um comportamento mais destrutivo, latindo bastante, engolindo os utensílios em sua vista e escavando por toda parte.
Esses cachorros não são facilmente ensináveis, são teimosos e mais suscetíveis a tracionar trenós do que ser mantido em coleiras, entretanto por gostarem de agradar o dono, irão compreender com o decorrer do tempo.
Essa espécie tende a ser autoritária e podem não se relacionar com outros cães domésticos!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Esta espécie é muito dócil, frágil, amorosa e bastante sagaz! Conquistar o proprietário e todas as pessoas no seu entorno é um forte costume que esse cão tem.
Esse cão possui a tendência de ser bem calmo dentro de casa e vai desejar estar perto do dono todo dia, um forte sinal de seu gigantesco afeto e carinho.
Caso você receba muitos hóspedes em casa, não vai precisar esquentar a cabeça em deixar preso o cachorro! Seu dono ficará contente com a maneira como o Samoiedo se relaciona com seus colegas e convidados.
Essa raça se mantém muito higiênica por muitos dias, mesmo sendo cães fundamentalmente brancos e bem peludos. Por não terem glândulas subcutâneas, essa raça não possui um cheiro forte, que é típico em outras raças de cães. Você vai ter um consumo muito menor com esta espécie, especialmente se tratando de limpeza!

Pontos fracos do Samoiedo

As atividades físicas necessitam de ser todos os dias, devido a sua formação, o Samoiedo não aguenta conservar-se bastante tempo quieto, se isto ocorrer, a ansiedade e o nervosismo podem pegá-lo.
Caso você queira um cachorro para ser um cão de guarda, nem pense em ter um Samoiedo.
Eles são divertidos, todavia, muitas vezes, passam da conta, deixando o seu dono muito irritado, já que eles são bem destrutivos em muitas situações.
Sequer intente conciliar um gato do Samoiedo: esta espécie não consegue se encaixar aos demais modelos de animais de estimação! Todavia, caso tenha qualquer outro animal no lar, adestre o Samoiedo desde filhote para respeitar os companheiros.
Esse cão não se adapta com bastante facilidade a temperaturas muito elevadas, isto se deve à sua formação nórdica, quer dizer, a climas mais frios.
O Samoiedo tem o hábito de largar muito pelo ao redor da casa em razão da sua troca de pelagem.
O Samoiedo demonstra diversos problemas referentes a sua saúde, como: cor esquisita nos olhos, orelha tombada, ossos desproporcionados, pelagem cacheada, características relativos ao sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podendo se tornar surdos, ameaça de nanismo e a retina pode apresentar uma decadência gradativa.

Como cuidar de um Samoiedo

Só adquira um Samoiedo se você tiver muita energia e energia para isso, vá brincar com ele ou fazê-lo se movimentar um pouco, visto que este cão necessita de dissipar suas energias a cada dia, ou seja, se você for desmotivado não adquira um Samoiedo! Um ótimo treino ainda vai ser necessário a fim de deixar o cão mais educado.
E se você possui outros animais domésticos, o adestramento do Samoiedo é obrigatório: sem ele você terá um cão bastante antissocial, especialmente com outros animais.
Esta raça possui a prioridade de viver dentro da habitação, logo é vital que o dono instrua devidamente o cachorro com as regras de casa – todavia fique preparado para uma atividade cansativa, porque o Samoiedo é muito teimoso! Semanalmente faça a escovação de sua pelagem, porque eles irão cair com muita frequência se você não fizer a escovação.
Mas, eles são muito apegados com o seu proprietário, precisando de bastante carinho, afago e atenção.

Filhotes de Samoiedo

As crias desta raça são exatamente “bolinhas de pelo” que amam mamar e dormir um pouco! Todavia não ache que este período é extenso: em no máximo dez semanas eles já estão aprontando e sendo exímios “exploradores” em todos os cantos. É neste período que o criador deve começar a treiná-lo a fim de que os comandos fiquem mais usuais para o cão. Nessa fase ele está mais disposto, já que é a época na qual ele se afiniza com a raça que pertence e entra em um estágio de sociabilização com os humanos. Depois dos 3 meses o Samoiedo começa a aumentar a sua liderança e o criador deve aumentar o treinamento de disciplina do cachorro com mais periodicidade. Passados 1 ano, o cão já toma uma conduta mais adulta e amplia a eficiência de aprendizagem, o criador tem que reforçar o treinamento nesta fase já que eles se tornam mais hostis.
Um filhotinho apropriado precisa ser travesso e muito bem-disposto. Todos os cachorros desta espécie têm um “sorriso” no seu rosto, com o lábio escurecido e olhos castanhos. Se por acaso a orelha do seu filhote não se ergue, fique tranquilo: ela só ergue depois dos 3 meses de sua existência. O rabo deita sobre o dorso após os 2 meses.

Curiosidades sobre o Samoiedo

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Samoieda - Conheça mais sobre

Ele é considerado o cachorro nórdico mais submisso já analisado, ele é bastante agitado e impaciente, dado que ele está constantemente cavando algo, quando está neste nível emotivo.
Nos primordios da criação dos Samoiedos, os primeiros espécimes que foram importados para a Inglaterra não eram inteiramente brancos. O maior número deles era de uma cor canela e relativamente menor que a espécie pura. A origem de certos cães vieram das tribos errantes.
O primeiro clube especializado na espécie originou-se no período de 1920, e existe até hoje; e, verdadeiramente, as primeiras importações suscederam-se no período de 1893.
Ao longo das nevascas, é comum enxergarmos Samoiedos empregando o rabo peludo para cobrir o focinho.
Eles possuem uma curvatura nos seus lábios, que proporciona uma sensação de estarem sempre “sorrindo”.

http://radioclubece.com.br/wp-content/uploads/2017/10/.jpegEle é considerado o cachorro nórdico mais submisso já analisado, ele é bastante agitado e impaciente, dado que ele está constantemente cavando algo, quando está neste nível emotivo.
Nos primordios da criação dos Samoiedos, os primeiros espécimes que foram importados para a Inglaterra não eram inteiramente brancos. O maior número deles era de uma cor canela e relativamente menor que a espécie pura. A origem de certos cães vieram das tribos errantes.
O primeiro clube especializado na espécie originou-se no período de 1920, e existe até hoje; e, verdadeiramente, as primeiras importações suscederam-se no período de 1893.
Ao longo das nevascas, é comum enxergarmos Samoiedos empregando o rabo peludo para cobrir o focinho.
Eles possuem uma curvatura nos seus lábios, que proporciona uma sensação de estarem sempre “sorrindo”.