Saiba mais sobre o Cocker Spaniel

O maravilhoso Cocker Spaniel na História

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Saiba mais sobre o  Cocker Spaniel

Em meados do primeiro século antes de Cristo., na ocasião em que os cartagineses chegaram na Espanha durante uma de suas expedições através do mar do Mediterrâneo, os militares perceberam uma enorme quantidade de coelhos e gritaram “Span, Span!” (coelho na língua cartaginêsa). O termo “Spaniel” foi intitulado aos cachorros que acossavam esses pobres coelhos, ou seja, ganharam a designação “animais coelheiros”.
Esta raça vivia tanto em países mediterrâneos quanto na própria Espanha. Era, facilmente, uma das primeiras raças de cachorros a aparecer em todos os tempos. No Museu Metropolitano de Nova York, há uma pequena escultura em terracota de Spaniel. Esse monumento tem mais de 2.000 anos, e ele pertence à coletânea Chipriota.
Existe uma observação apurada acerca do Spaniel, efetuada por Nichilas Cox, e essa divulgada em 1803. Esta observa-se no Sportsman’s Cabinet: Há 2 raças de Cocker Spaniel, de maneira que um conta com um porte físico maior em comparação ao outro, mas um e outro são conhecidos como “Spaniels Levantadores”. O menor se denomina Cocker Spaniel e está mais habituado à caça entre matos e parece que foi desenhado pela natureza para isso. Dessa maneira podemos admitir que os Cockers Spaniel da Inglaterra conseguiram seu nome depois da perseguição a galinhas, ou como muitos pensam, de faisões machos (cockpheasants no idioma britânico).

O gênio da raça Cocker Spaniel

Embora seja um ótimo caçador, sua personalidade é meiga, paciente e terna. Convive tranquilamente em um ambiente em família, é bem prazerosa e bem repleto de vigor. A raça mescla esperteza, bondade e astúcia, o que torna esta espécie capacitado inclusive de presumir os objetivos de seu dono. Apesar de dócil e fundamentalmente carinhoso, também é aceito como um grande guardião. Destaca todo barulho estranho e caso necessário, encara o vilão com bravura.
Ele ainda é bem flexível, fora a sua esperteza e tenacidade. Tem um impecável nível de socialização, revelando-se capaz de se relacionar satisfatoriamente com os indivíduos, crianças e outros animais domésticos. O carinho tem que estar sempre existente para essa raça, porque ela não atura ser tratada com dureza ou menosprezo. Com um temperamento alegre e amável, o Cocker Spaniel, caso seja tratador com carinho e muito ternura, irá ser um cachorro fiel e muito parceiro ao longo de sua caminhada do seu lado.
Na escala de esperteza criada por Stanley Coren, em seu livro A Sapiência dos Cachorros, o Cocker está na 18ª posição, o que reflete-se na sua capacidade de conhecimento.

Características Físicas do Cocker Spaniel

Sua constituição física se revela da seguinte forma: porte médio, vigoroso, porte simétrico e bastante forte. Seu faro é formidável pelo modo como seu focinho é estruturado, pois ele é bastante extenso, fora sua estrutura quadrangular, comprida, e ainda dispõe de um stop bem estabelecido.
Os olhos são enormes, completos, entretanto não protuberantes. Sua orelha é de formato lobular, que fica localizada na área dos olhos, e também é encoberta por um pelo longo, alisado e muito macio. A cauda do Cocker Spaniel Britânico continua a linha do dorso.
Sua pelagem necessita de escovação a cada semana, embora seu pelo seja de tamanho médio. Seu pelo sempre se revela liso, bastante aveludado. nunca você vai ver um Cocker Spaniel Inglês com um pelo franzido, rígido ou aramado. Não é profundamente abundante e apresenta franjas de extensão suficiente nas patas anteriores, no corpo e por cima dos joelhos.
A pigmentação dessa espécie é muito variada. É bastante concebível se observar cães com uma coloração apenas, os que são denominados sólidos, entre a pigmentação preta, caramelo, fígado, e também híbridos de colorações, que são chamados de part colors.
Sua franja carece, periodicamente, ser tosada, além de se cortar em volta de suas patas e da sua cauda de dois em dois meses. Duas vezes, de dois em dois meses, asseie suas orelhas.

Vantagens de ter um cachorro Cocker Spaniel

Além de ter uma estatura que propicia que se adapte bem tanto em apartamentos quanto em residências, o Cocker Spaniel Inglês não é do tipo que ladra muito, o que permite excelentes relações com seus vizinhos.
Com a família, ele é um cachorro bastante feliz, podendo fazer aquele final de semana completamente enfadonho, radiante para todos, pois indubitavelmente ele vai encantar a família com o seu estilo desengonçado e irá entreter-se bastante.
Essa é uma raça com uma grande porção de vigor, portanto você e seu cão poderão desfrutar por bastante tempo de passeios, passatempos de busca, ou esportes como agility ou flyball.

Complicações habituais ao Cocker Spaniel Inglês

O maior revés dos Cockers foi provocado pelo acasalamento de exemplares sem padrão científico. Os cachorros de pelos amarelos – possivelmente pela popularidade do desenho animado “A Dama e o Vagabundo” – tiveram enorme mercado e foram afetados por desvios de temperamento e conformação. No momento em que o Cocker estava sendo disseminado, existiu inúmeros casos de espécimes que sofreram consideráveis alterações de comportamentos.
Em razão do pouco ventilamento em seus ouvidos, os Cockers tendem a sofrer alguns problemas nos canais auditivos e inclusive devido ao acúmulo de água. Caso vá banhar o seu Cocker, cubra os ouvidos dele com algum algodão para que a água não passe para os canais dos ouvidos. Vá a uma loja de artigos veterinários e selecione um produto apropriado para higienizar as orelhas do seu cão, o que deve, de preferência, ser feito a cada dois dias.
Por conta da quantidade de pelos no meio dos dedos, a sujeira e umidade conseguem ficar retidas, ocasionando frieiras. Limpe periodicamente ou, então, corte os pelos com o intuito de prevenir esse distúrbio.

Como cuidar de um Cocker Spaniel

O indicado é que esse cachorro saia pelo menos 3 vezes diariamente para repousar, contudo isso não precisa durar muito tempo, uma volta já é o suficiente. Logo após isso, confira suas orelhas para olhar se não existe nada dentro delas, como espinhos ou algum outro objeto preso nas franjas.
Por terem as orelhas inclinadas, é muito normal que os Cockers Spaniels desenvolvam dores de ouvido, além de obesidade e catarata, algo genético.
A tosa do Cocker consiste basicamente em aparar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, cauda e almofada das patas, conservando-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. Encontre um um profissional no assunto, com o propósito de que ele não faça uma tosa mal feita e deixe o seu cão cortado, tal como se fosse um Poodle.
Com relação aos banhos, se dados em excesso podem proporcionar dermatites, eczemas e outros distúrbios de pele. Por isso a necessidade de se escová-lo a cada dia, especialmente nas orelhas.

Os Filhotes do cão Cocker Spaniel

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Saiba mais sobre o  Cocker Spaniel

Quando filhote, o Cocker é expansivo e brincalhão como bem convém a um pequeno caçador. Pelo seu aspecto, quando filhote, inúmeras pessoas resolvem adquirir eles por impulso, sem verificar se possuem reais condições de comprá-los.
O filhote dessa espécie é do padrão que não foge de nenhum tipo de atividade ou divertimento, estando decidido a brincar, andar e aprontar muito. Ao longo dos dias, o crescimento e a educação, fundamental a qualquer raça independente de seu porte físico, o cachorrinho tende a ficar mais sossegado.
O Cocker adquire a qualidade de amigo inseperável, normalmente, depois dos os 7 meses.

Curiosidades acerca do Cocker Spaniel

– Em comparação com o Cocker Spaniel, o Cocker Inglês é mais alto, tem um revestimento menos abundante, e não vem na cor dourada como tantas vezes é percebido no Cocker. Seu pelo é mais macio, sendo possível percerbê-lo na cor avermelhada, preta e castanho, castanho e fígado, sempre com um fundo mais esbranquiçado;
– O presidente John Kennedy teve um Cocker Spaniel Inglês chamado Shannon que morava com ele na Casa Branca;
– Príncipe William e Kate Middleton também são possuidores de um Cocker Inglês denominado Lupo. Lupo é ancestral de Ella, uma cachorra que pertencia aos pais de Kate Middleton. À primeira vista, o casal negou que Lupo pertencia a eles. Lupo fez parte da fotografia oficial, encontrando-se ao lado do príncipe George;
– Na Inglaterra, o que os Estados Unidos chamam de Cocker Spaniel Inglês é apenas Cocker e a versão norte-americana é chamada de Cocker Americano;
– Se o cachorro caçava aves, então ele era denominado “Spaniel”. Esses cães sempre foram diferenciados por causa de seu porte físico e pelo modo como operavam suas ações.