5 melhores exercícios que você pode fazer 

5 melhores exercícios que você pode fazer 

Se você não é um atleta e quer apenas se exercitar para garantir sua saúde ou para se sentir melhor dentro da sua roupa, se imaginar dentro de uma academia pode ser apavorante. Só de pensar em ter que andar em esteiras, pedalar bicicletas ergométricas, e puxar peso nas estações de musculação pode ser suficiente para fazer você voltar correndo para o sofá.  

No entanto, algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem que você esteja no salão da academia ou que você fique apto o suficiente para correr uma maratona. E esses exercícios podem fazer maravilhas para sua saúde. Eles ajudarão a manter o seu peso sob controle, melhorarão seu equilíbrio e a amplitude do seu movimento, fortalecerão seus ossos, protegerão suas articulações, ajudarão a prevenir problemas de controle da bexiga e, até mesmo, a perda de memória.  

Não importa sua idade ou nível de resistência, essas atividades podem ajudá-lo a entrar em forma e a reduzir o risco de doenças. 

Natação  

Você pode chamar a natação de treino perfeito. A capacidade da água de permitir que seu corpo flutue ajuda tirar a tensão das articulações para que você possa movê-las com mais fluidez. ‘A natação é boa para indivíduos com artrite porque não impacta o corpo com peso, garantem especialistas. 

Pesquisas revelaram que a natação também pode melhorar o estado mental das pessoas e deixa-las com um estado de espírito melhor. A hidroginástica é outra opção. Essas atividades ajudam você a queimar calorias e tonificar seus músculos.

Tai Chi 

Esta arte marcial chinesa que combina movimento e relaxamento é boa para o corpo e a mente. Na verdade, tem sido chamado de ‘meditação em movimento’. O Tai Chi é composto de uma série de movimentos graciosos, uma transição suave entre eles. Como as aulas são oferecidas em vários níveis, tai chi é acessível – e valioso – para pessoas de todas as idades e níveis físicos. É particularmente bom para as pessoas mais velhas porque o equilíbrio é um componente importante da aptidão, e o equilíbrio é algo que perdemos à medida que envelhecemos, é o que garantem especialistas. 

Treinamento de força  

Se você acredita que o treinamento de força é uma atividade machista e voltada para pessoas musculosas, pense novamente. Levantar pesos leves não aumentará os seus músculos, mas os manterá fortes. Quando não se você não usa músculos, eles perdem suas forças ao longo do tempo. 

O treinamento de força também ajuda a queimar calorias, pois quanto mais músculo você tiver, mais calorias você queimará, então é mais fácil para manter o peso. Semelhante a outros exercícios, esse treinamento também pode ajudar a preservar a função cerebral por alguns anos. 

Caminhada 

A caminhada é uma atividade simples, mas poderosa. Isso pode ajudá-lo a se manter em forma, melhorar os níveis de colesterol, fortalecer os ossos, manter a pressão arterial sob controle, melhorar seu humor e diminuir o risco de uma série de doenças (diabetes e doenças cardíacas, por exemplo). Alguns estudos mostraram que, assim como outras atividades físicas, andar pode até melhorar a memória bem como evitar a perda de memória relacionada à idade. 

Tudo o que você precisa é de um par de tênis adequados. Comece a caminhar por cerca de 10, 15 minutos ao dia. Ao longo do tempo, você pode começar a andar mais e mais rápido, até você caminhar por 30 a 60 minutos por dia, todos os dias da semana.

Exercícios Kegel 

Estes exercícios não ajudarão você a se parecer melhor, mas eles fazem algo muito importante: fortalecem os músculos do assoalho pélvica que suportam a bexiga e previnem contra a incontinência. Enquanto muitas mulheres estão familiarizadas com Kegels, esses exercícios também podem beneficiar os homens.  

Para fazer um exercício de Kegel corretamente, aperte os músculos que você usaria para prender a urina. Mantenha a contração por dois ou três segundos, depois solte. Certifique-se de relaxar completamente seus músculos do assoalho pélvico após a contração. Repita 10 vezes. Tente fazer quatro a cinco vezes por dia. 

Muitas das coisas que fazemos para diversão (e trabalho) contam como exercício. Limpar o jardim conta como atividade física, a dança de salão também, bem como brincar com seus filhos ou netos. Quando você estiver fazendo algum tipo de exercício aeróbico por, pelo menos, 30 minutos por dia e conseguir incluir dois dias de treinamento de força por semana, você pode se considerar uma pessoa ativa. 

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